Douglas Cintra volta a cobrar investimentos em educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/11/2014, 18h12

O senador Douglas Cintra (PTB-PE) destacou, nesta quarta-feira (12), que a educação deve estar no topo do debate da agenda nacional e está diretamente relacionada ao desenvolvimento do país. Ele explicou que, desde o final da década de 90, mais da metade da riqueza mundial já era gerada pelo conhecimento, superando fatores tradicionais como recursos naturais, capital e trabalho. Para ele, o Brasil precisa promover, urgente, uma revolução na qualidade do seu sistema educacional.

Investir na qualificação dos professores, oferecer cursos de ensino médio com foco no ensino profissionalizante e próximos da realidade, melhorar a qualidade da educação básica, investir na educação infantil e promover o aumento de creches foram algumas medidas destacadas pelo senador para aprimorar a educação no país.

— A educação é uma ferramenta fundamental para aumentar a produtividade do trabalho, sobretudo agora, que a tendência da nossa democracia consiste em reduzir proporcionalmente, a médio e a longo prazo, a oferta do trabalho. Essas metas tem que ser obstinadamente perseguidas pelos nossos governantes nos três níveis federativos de governo cabendo a este Senado fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir a concreta realização dessa agenda — afirmou Douglas Cintra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)