Rádio Senado relembra os 25 anos da queda do Muro de Berlim

Da Rádio Senado | 06/11/2014, 15h36

A Rádio Senado apresenta, neste final de semana, reportagem especial que relembra um pouco de uma história que mudou o mundo: em 9 de novembro de 1989 caía o Muro de Berlim. Símbolo da divisão de uma cidade, de um país, de um continente, o muro também separou o mundo em dois sistemas políticos e econômicos, o comunismo e o capitalismo. A derrubada significou o primeiro passo para o fim da guerra fria e para a reunificação da Alemanha.

Autor da reportagem especial, o jornalista Ivan Godoy, diretor da Rádio Senado, entrevistou senadores, embaixadores, o líder polonês Lech Walesa e recorreu a áudios históricos para ressaltar o contexto no qual o muro foi construído, em uma Alemanha destruída após a Segunda Guerra Mundial. Lembra, ainda, que com a construção do muro, só havia duas opções para quem não gostasse do regime comunista:  conformar-se ou tentar uma arriscada fuga, que podia terminar com a prisão ou a morte.

A derrubada só ocorreu, como conta a reportagem, após a lenta deterioração política, militar e econômica do regime comunista. A Revolta da Hungria, em 1956, a Primavera de Praga, em 1968, e principalmente o surgimento do Sindicato Solidariedade, na Polônia, e a chegada ao poder do líder soviético Mikhail Gorbachev, geraram as condições para o fim do comunismo na Europa.

COMO OUVIR

Dia e horário: Sexta-feira (7), às 18h, com reprise no sábado (8), às 10h, e no domingo (9), às 17h.
Para sintonizar: em FM nas cidades de Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Manaus (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: O programa estará disponível a partir do dia 7 de novembro (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: