CPI Mista da Petrobras decide na terça se convoca Sérgio Machado e Renato Duque
bortoni | 05/11/2014, 21h06
A CPI Mista da Petrobras deixou para a próxima terça-feira (11) a decisão sobre se convoca ou não, para depor, o presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado e o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque. O presidente e o relator da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o deputado Marco Maia (PT-RS) explicaram que não houve consenso entre os líderes para que os requerimentos de convocação fossem votados na reunião da comissão parlamentar de inquérito desta quarta-feira (05).
- Houve uma divergência em relação a esses nomes. Criou-se um impasse. Nós resolvemos afastar o impasse neste momento para resolvê-lo na próxima semana e para que pudéssemos avançar nas votações do acordo de hoje — esclareceu Marco Maia.
Um dos requerimentos que pedem a convocação de Renato Duque, que ocupou a diretoria de Serviços da Petrobras entre 2004 e 2012, apresentado pelo deputado Afonso Florence (PT-BA), diz que Duque foi citado em depoimento de Paulo Roberto Costa à Justiça Federal como agente de um esquema de corrupção em vigor na estatal.
O senador Gim (PTB-DF) é um dos autores dos requerimentos para a convocação de Sérgio Machado. Segundo a justificativa, as investigações da Operação Lava-Jato têm levantado menções quanto ao envolvimento da Transpetro em ilicitudes de toda natureza. "Coincidentemente, Sérgio Machado ocupa a Presidência da companhia há mais de dez anos”, diz o requerimento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: