Lídice da Mata repudia tentativas de levar a polarização política a um 'terceiro turno'

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/11/2014, 21h30

Ao comentar as eleições presidenciais deste ano, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) repudiou tentativas de levar a polarização política a um “terceiro turno” da disputa eleitoral e propôs uma agenda unificadora que aprofunde a democracia e as mudanças no país. Lídice repudiou o que chamou de “tentativas minoritárias” de intervenção militar, lembrando que todos os principais candidatos estavam comprometidos com o avanço democrático e que a volta dos militares constituiria um retrocesso inaceitável para uma grande nação.

A senadora baiana espera a realização de uma reforma política profunda que não apenas regule as eleições, mas democratize o Estado brasileiro. Ela cobrou o fim da reeleição, criticou os elevados gastos de campanhas e propôs aprimorar a divisão do tempo de propaganda eleitoral de modo a evitar negociações entre partidos.

- O que nós assistimos na eleição este ano foi uma vergonha, com a venda de legendas de diversas formas: ou por troca de cargos nos governos, ou mesmo a venda explicitamente compreendida como troca de recursos financeiros para que se pudessem fazer coligações que acumulasse mais tempo para um candidato do que para outro - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)