Simão Jatene supera Helder Barbalho e confirma reeleição no Pará
Da Redação | 26/10/2014, 21h03
Em uma das eleições mais equilibradas no segundo turno, Simão Jatene (PSDB) foi reeleito ao governo do Pará, com 51,92% dos votos válidos, contra Helder Barbalho (PMDB), que obteve 48,08%. Este será o terceiro mandato de Jatene à frente do estado. O primeiro foi conquistado em 2002, em sua primeira disputa a um cargo eletivo, quando venceu a candidata do PT, Maria do Carmo. Ele concorreu novamente em 2010, sendo eleito contra a também petista Ana Julia Carepa.
Jatene nasceu em Belém (PA), em 1º de abril de 1949. Graduou-se em Economia na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também lecionou, e é mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É casado com Ana Jatene.
Sua vida pública teve início quando assumiu o cargo de Secretário de Planejamento do estado, entre 1983 e 1985, na gestão de Jader Barbalho, e de 1995 a 1998, no governo Almir Gabriel. Foi um dos fundadores do PSDB em 1988. Ele declarou à Justiça Eleitoral bens no total de R$ 3,2 milhões.
O adversário de Jatene no segundo turno, Helder Barbalho, 35 anos, é filho do senador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho, ambos também do PMDB. O partido contou com o apoio do PT, que elegeu senador, no primeiro turno, o ex-deputado federal Paulo Rocha.
Suspense
A eleição no Pará foi marcada por grande equilíbrio. No primeiro turno, Jatene foi superado por Barbalho por 1,4 ponto percentual, considerando os votos válidos. Essa margem variou pouco durante o segundo turno, com Barbalho se mantendo à frente de acordo com as pesquisas de intenção de voto. No dia anterior à eleição, o Ibope apontou o empate entre os dois e o suspense só foi desaparecendo à medida em que avançava a apuração.
Uma das principais propostas de Jatene, o "Pacto pela Educação", visa melhorar os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Pará, aumentando os números em 30% nos próximos anos. Na segurança, um dos carros-chefe é a contratação por concurso público de dois mil policiais militares, 500 policiais civis, 300 bombeiros e mil agentes prisionais. Jatene também promete construir dois hospitais regionais e implantar 1,5 mil km de fibra óptica para levar internet de qualidade a todo o estado.
- O povo do Pará vai dizer que é possível ganhar uma eleição de forma ética, limpa, transparente e verdadeira – disse ontem, ao votar, o governador reeleito.
Confira todos os números da eleição no site do TSE
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: