Pezão derrota Crivella e é reeleito no Rio

Da Redação | 26/10/2014, 18h49

Luiz Fernando Pezão (PMDB) foi reeleito neste domingo governador do estado do Rio de Janeiro, com cerca de 56% dos votos válidos, derrotando o senador Marcelo Crivella (PR). Economista e administrador de empresas, Pezão, de 59 anos, ocupa o Palácio das Laranjeiras, desde abril, quando o ex-governador Sérgio Cabral renunciou para postular uma vaga no Senado, o que acabou não ocorrendo.

Político pouco conhecido na capital do estado, Pezão fez carreira no município de Piraí, no Sul Fluminense, onde foi vereador e prefeito por dois mandatos (1996 a 2004). Nas suas gestões como prefeito, a cidade observou período de expressivo crescimento econômico, a partir da construção de condomínios indústrias e a concessão de incentivos fiscais para a atração de empresas.

Durante a campanha, Pezão buscou ressaltar as realizações dos últimos oito anos, quando o estado recebeu fortes investimentos, em grande parte devido à realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2016. A instalação das unidades de polícia pacificadora (UPPs), em comunidades comandadas pelo tráfico de droga, também foi um tema recorrente da campanha vencedora.

Embora tenha utilizado as realizações do governo como arma eleitoral, Pezão procurou descolar sua imagem da do ex-governador Sérgio Cabral, que teve seu nome ligado ao empresário Fernando Cavendish, ex-dono da empreiteira Delta, acusada de participar de licitações fraudulentas.

Luiz Fernando Pezão tem 59 anos e é casado com a advogada Maria Lucia Jardim.

Confira todos os números da eleição no site do TSE

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: