Em primeiro turno, Flávio Dino conquista o governo do Maranhão
Guilherme Oliveira | 05/10/2014, 21h07
Com 63% dos votos válidos, o ex-presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB) venceu a disputa pelo governo do Maranhão já no primeiro turno. Dino, que já havia concorrido a governador sem sucesso em 2010, agora venceu o senador Lobão Filho (PMDB).
A vitória de Flávio Dino interrompe um período de décadas de domínio do grupo político do senador José Sarney (PMDB-AP). Sua filha Roseana Sarney (PMDB) é a atual governadora e está chegando ao fim de seu quarto mandato no cargo. O adversário de Dino é filho de Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, aliado de Sarney e governador do estado entre 1991 e 1994. Entre 2002 e 2006, o estado foi governado por José Reinaldo Tavares, ministro dos Transportes quando José Sarney ocupou a Presidência da república (1986-1990).
A eleição de Dino, sem o apoio da família Sarney, repete a vitória de Jackson Lago (PDT) em 2006, que derrotou Roseana. No entanto, Lago não completou seu mandato, sendo cassado por compra de votos — a própria Roseana assumiu, por ter sido segunda colocada na eleição. O quadro de reviravolta no estado se completa com a vitória, na corrida pelo Senado, de Roberto Rocha (PSB) sobre Gastão Vieira (PMDB), também próximo de José Sarney.
Flávio Dino é natural de São Luís, onde nasceu em 1968. É formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e foi juiz federal por 15 anos. Ao longo desse tempo, também atuou como assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Também deu aulas na UFMA e na Universidade de Brasília (UnB).
Dino entrou para a política em 2006, quando se filiou ao PCdoB e conquistou um mandato de deputado federal. Na Câmara, foi relator de projetos importantes, como a emenda constitucional que altera a composição do CNJ, a minirreforma eleitoral que regulamentou a campanha política na internet e a lei que instituiu o piso salarial nacional dos professores da educação básica na rede pública.
Na primeira campanha de Dino ao governo do estado, em 2010, parte de sua base de apoio rompeu com a candidatura para apoiar a eventual vencedora, Roseana Sarney. Depois disso ele foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) entre 2011 e 2014. Deixou o cargo no início do ano para se dedicar à corrida pelo Palácio dos Leões.
Sua campanha organizou o movimento Diálogos pelo Maranhão, que percorreu municípios do estado apurando as principais demandas da população. Sua plataforma de governo pretende instituir versões estaduais dos Programas Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida; construir universidades, escolas técnicas e um hospital do câncer; levar saneamento básico e água potável a todas as residências; criar secretarias de Agricultura Familiar e Transparência; e auxiliar estudantes de baixa renda a comprar material escolar.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: