Kaká Andrade destaca Semana Nacional do Trânsito e lista causas de tragédia nas estradas

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/09/2014, 16h09

O senador Kaká Andrade (PDT-SE) destacou nesta quinta-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para este ano é “Cidade para pessoas: proteção e prioridade para o pedestre”.

Ele observou que o trânsito seguro é decorrência de um conjunto de valores, como a educação desde a infância, a existência e a eficácia de leis e a construção e a manutenção de vias adequadas. Kaká Andrade acrescentou que a garantia de meios alternativos de transporte, como o ciclismo, e a interveniência do estado para a harmonização de tantas vertentes também estão entre os valores de um trânsito seguro.

Kaká Andrade lamentou que as estradas brasileiras não tenham a manutenção e a segurança devidas, com falta de acostamento e com sinalização insuficiente. Apenas em 2013, sublinhou, foram pagas mais de 600 mil indenizações por morte, invalidez permanente e despesas médicas decorrentes de acidentes. No ano passado, afirmou o senador, o país registrou 150 vítimas fatais por dia. Ele criticou o incentivo à compra de carros e pediu mais campanhas de conscientização sobre a segurança no trânsito. Kaká Andrade ainda cobrou a implantação de ciclovias e pediu mais atenção do poder público com o pedestre.

- A proteção e a prioridade ao pedestre outra coisa não revelam senão o próprio respeito à vida, a este bem maior pelo qual o estado deve zelar. Todo motorista é antes de tudo um pedestre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Trânsito