CMMC inicia debate sobre agricultura de baixo carbono

Da Redação | 05/08/2014, 15h45

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) iniciou, há pouco,  audiência pública para debater a agricultura de baixo carbono (ABC). Senadores e especialistas devem discutir estratégias para dar sustentabilidade à produção agropecuária de tal forma que o plantio e a criação de gado não prejudiquem o meio ambiente.

No Brasil, o Plano ABC é comandado pelo Ministério da Agricultura. Ele consiste em fomentar diferentes ações: recuperar pastagens degradadas; integrar lavoura-pecuária-floresta e sistemas agroflorestais; executar o plantio direto; fazer a fixação biológica de nitrogênio; aumentar as florestas plantadas; tratar dejetos animais; e adaptar a atividade às mudanças climáticas.

Na reunião, o Ministério da Agricultura está sendo representado pelo seu coordenador de Conservação do Solo e Água e de Florestas Plantadas, Elvison Nunes Ramos.

A CMMC convidou também os gestores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) responsáveis pela área de suporte aos programas agropecuários, Carlos Alberto Vianna Costa e Marcos Estevam Del Prette. Além deles, estão presentes um representante do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima e um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Veja a matéria consolidada

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: