Anibal Diniz cobra ampliação da participação das mulheres na política
Da Redação e Da Rádio Senado | 15/07/2014, 18h30
O senador Anibal Diniz (PT-AC) disse que o Brasil precisa garantir condições para que mais mulheres possam participar da política. Ele lembrou que hoje, apenas 8,6% dos congressistas são mulheres, enquanto a média mundial é de 22%. Isso coloca o país na posição de número 158 num ranking de aproximadamente 200 países, situação que o parlamentar considera vergonhosa.
Anibal popôs que a lei, em vez de garantir 30% das candidaturas às mulheres nas eleições, garanta a elas 30% das vagas no Congresso Nacional. o senador defendeu também a aprovação de projeto de sua autoria que garante uma vaga para as mulheres e uma para os homens nas eleições destinadas ao preenchimento de duas vagas por estado no Senado Federal.
- A eleição para o Senado é a única eleição majoritária que tem a exceção de a cada oito anos ter duas vagas. Não temos duas vagas para candidato a governador, não temos duas vagas para candidato a prefeito, nem duas vagas para candidato a presidente. Só para o Senado Federal - a cada oito anos - temos duas vagas em disputa. Exatamente nessa circunstância defendo uma vaga para homens e outra para mulheres - explicou o senador.
Avaliação da Copa
Anibal Diniz também registrou o resultado de pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira, mostrando, segundo ele, uma avaliação "ultrapositiva" da Copa do Mundo.
Ele informou que a pesquisa ouviu mais de 2 mil estrangeiros, de mais de 60 países e que 92% deles elogiaram o conforto e a segurança dos estádios; 76% acharam ótima ou boa a qualidade dos transportes; e a hospitalidade do brasileiro foi considerada ótima ou boa por 95% dos turistas entrevistados. Já a organização da copa foi considerada boa ou ótima por 83% dos entrevistados.
- Podemos dizer, com orgulho, que tivemos uma excelente Copa no Mundo do Brasil. Uma Copa organizada e alegre. E o Brasil mostrou estar preparado para sediar um evento dessa magnitude. Para o futuro, fica a determinação e o desafio de transformar o interesse do estrangeiro em negócio para ao país, em benefício para a população, em geração de mais emprego e renda - disse o senador.
Anibal acrescentou que também houve avaliações negativas, que representam o desafio que o país tem a enfrentar. Foram apontadas falhas no sistema de comunicação, devido a dificuldades na telefonia e acesso à internet. Os turistas reclamaram também dos preços em geral, principalmente de alimentação, hotéis e transporte aéreo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: