Paim registra sanção do PNE e prevê melhora na Educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/07/2014, 15h25

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou nesta quinta-feira (3) que o Plano Nacional de Educação, recém sancionado pela presidente Dilma Rousseff, é passo importante para garantir ensino de qualidade nos próximos anos.

Entre as metas previstas no PNE, ele mencionou o aumento de recursos para a educação. Em 10 anos, os investimentos deverão subir de 5,3% para 10% do produto interno bruto (PIB). Paulo Paim também mencionou ampliação do acesso a creches e pré-escola, para que "as mães possam trabalhar sabendo que os filhos pequenos estão sendo bem cuidados"; a garantia de ensino técnico e para pessoas com deficiência; e aumento substancial do número de mestres e doutores no sistema de ensino público.

Paim ressaltou também o sucesso da política de cotas e afirmou que  o PNE vai gerar uma verdadeira revolução na educação brasileira, tornando realidade a tão sonhada justiça social.

- A ampliação do acesso às escolas, somada à melhoria da qualidade do ensino, objetivos traçados de forma tão singela, mas tão detalhada, pelo PNE devem dar esse grande salto na educação do nosso país. Devem também diminuir a distância entre os pobres e os ricos, já que os bancos escolares determinam o futuro profissional da nossa juventude - disse Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: