Casildo Maldaner pede ajuda a vítimas da enchente e defende fundo para defesa civil

Da Redação | 01/07/2014, 15h55

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou nesta terça-feira (1º) que as enchentes que estão ocorrendo na região Sul do país mostram, mais uma vez, a necessidade de o Brasil investir mais em prevenção contra catástrofes naturais.

Ele sublinhou que Santa Catarina está sofrendo com chuvas em um volume de fora do habitual, que atingiram 39 cidades e deixaram mais de 41 mil desabrigados. Muitas plantações também foram devastadas.

O senador afirmou que as mudanças climáticas dos últimos anos tornaram as enchentes, secas e outras intempéries naturais mais freqüentes. E para que o país esteja preparado para enfrentá-las, ele advertiu que nossa defesa civil precisa ter foco na prevenção e contar com mais recursos para poder atuar adequadamente.

Por isso, Casildo Maldaner defendeu a aprovação de projetos que ampliam as fontes de recursos da defesa civil. Um deles, o que garante 1% de cada seguro realizado no país para ações de prevenção contra os desastres naturais.

- Seria possível arrecadar R$ 2,5 bilhões por ano, a serem repartidos entre as defesas civis federal, estaduais e municipais. Mais importante: esse recursos seria destinado prioritariamente para ações de prevenção. Só assim poderemos garantir mais segurança para o cidadão brasileiro frente aos desastres da natureza, reduzindo prejuízos econômicos  e, principalmente, poupando preciosas vidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: