Casildo Maldaner pede reforma tributária e desburocratização

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/06/2014, 17h50

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse nesta quarta-feira (4) que só uma reforma tributária dará competitividade e eficiência ao Brasil, que, segundo pesquisa organizada pelo Fórum Econômico Mundial, encontra-se na 124ª posição entre 148 nações nesses quesitos.

Ele afirmou que a alta carga tributária e o excesso de burocracia entravam o crescimento do país e encarecem a vida das pessoas que, ao consumirem aqui, pagam muito mais caro do que se comprassem em outros países.

Casildo Maldaner citou dados que revelam que, enquanto no Brasil um empresário gasta 2.600 horas para entender a legislação e quitar suas obrigações tributárias, no Uruguai se gasta 310 horas, nos Estados Unidos, 175 horas e na Inglaterra, 110 horas.

- Acreditamos que com a racionalização do sistema é possível fomentar o crescimento sem impacto nas finanças públicas. Se implantada de forma gradual, uma reforma tributária possibilitará um novo círculo virtuoso. A desoneração permitirá aumento da produção e do consumo, juntamente com a geração de emprego e renda. Com isso, eleva-se também a arrecadação tributária calcada no volume de operações, ao invés da elevada carga.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: