Suplicy comemora melhora nas taxas de emprego

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/06/2014, 17h20

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou a redução do índice de desemprego, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD-Contínua) e da Pesquisa Mensal de Emprego.

Segundo a pesquisa por amostra de domicílios, o índice passou de 8 por cento, no primeiro trimestre de 2013, para 7,1 % de janeiro a março deste ano. Além disso, segundo o senador, foram criados um milhão e oitocentas mil vagas no primeiro trimestre de 2014.

- Desde janeiro de 2003 até abril de 2014, foram criados nada menos que 20,3 milhões de empregos formais no Brasil, um aumento de 71% no numero de vagas formais em relação a dezembro de 2002. Em 40 meses do governo da presidente Dilma, foram criados 4,96 milhões empregos formais, média de 1,5 milhão de empregos por ano - afirmou.

Ele apontou as razões para esse desempenho do mercado de trabalho. No entendimento do senador, medidas como a formalização de trabalhadores; a desoneração da folha de pagamento para alguns setores; e a necessidade de capacitação do trabalhador para receber o seguro-desemprego foram algumas das ações do governo que resultaram na redução do índice de desemprego.

Suplicy destacou que a boa notícia não fica restrita apenas à redução do desemprego. A renda dos trabalhadores também aumentou cerca de 29% ao longo dos últimos doze anos. Se a análise for feita a partir dos dados do salário-mínimo, a valorização foi ainda maior e chegou aos 73% de janeiro de 2003 a dezembro de 2013, disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: