Emissão de gases por geração de energia será tema de debate

Da Redação | 30/05/2014, 17h55

 

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promoverá audiência pública, na terça-feira (3), para debater sobre  as emissões de gases por geração de energia. A liberação do dióxido de carbono (CO2),  principal gás do efeito estufa, está diretamente associada ao aquecimento global.

A queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) no setor de produção de energia (termelétricas), industrial e de transporte (automóveis, aviões, navios) é a maior responsável pelas emissões.

Os gases na atmosfera da Terra mantêm a temperatura do planeta estável e regulam as chuvas. As mudanças no clima estão relacionadas às alterações na temperatura e na precipitação, com a elevação do nível do mar e de fenômenos extremos tais como as ondas de calor, as secas, e os ciclones tropicais.

Na matriz energética brasileira cresce a participação de fontes limpas e renováveis de energia, caso das hidrelétricas; do uso do álcool no transporte, do bagaço de cana-de-açúcar e do carvão vegetal. A energia eólica e a nuclear são as tecnologias que menos apresentam emissões de gases. Entre os combustíveis fósseis, as termelétricas a gás natural apresentam melhor resultado.

A coordenadora da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, Bárbara Rubim, é uma das convidadas para discutir sobre os impactos ambientais causados pelo setor de energia no país. Também devem participar do debate representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;  da Fazenda; e de Minas e Energia.

A audiência pública começa às 14h30, no plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: