Começa audiência interativa sobre agricultura com baixa emissão de carbono

Da Redação | 20/05/2014, 15h10

Começou há pouco a audiência pública interativa da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) sobre a prática de agricultura de baixo carbono. Os parlamentares e convidados vão debater projetos que permitam a adoção de tecnologias de produção sustentáveis que ajudem o Brasil a cumprir seus compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Também será debatido o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, também conhecido como Plano ABC, a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para o alcance dos objetivos traçados pelo plano, o governo estima que até 2020 serão necessários R$ 197 bilhões, financiados com fontes orçamentárias ou por meio de linhas de crédito agrícola.

O BNDES é uma das instituições que oferecem crédito aos agricultores. São financiamentos que podem chegar até o limite de R$ 1 milhão por cliente a taxa de juros média de 5% ao ano para pessoas físicas, jurídicas ou cooperativas, com prazos variáveis, conforme o projeto.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Luiz Adriano Maia, é um dos convidados. Também foram chamados representantes do Ministério da Agricultura, do BNDES, do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A CMMC é presidida pelo deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) e tem o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) como relator.

A reunião acontece na sala 7 da Ala senador Alexandre Costa do Senado. Os interessados podem acompanhar e participar do debate pelo Portal e-Cidadania e pelo Alô Senado (0800 612211). A TV Senado transmite a audiência pelos canais na internet.

Veja a matéria consolidada

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: