Comissão aprova indicações a dois cargos de diretoria no Dnit

mmcoelho | 14/05/2014, 11h35

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (14), a indicação de Valter Casimiro Silveira e de Adailton Cardoso Dias como novos diretores no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A comissão aprovou ainda o pedido de urgência para votação no Plenário feito pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA).

Indicado para exercer o cargo de diretor de Infraestrutura Aquaviária, Valter Casimiro Silveira  é bacharel em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), com MBA em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na vida profissional, exerceu, entre outros, os cargos de coordenador  da Coordenação de Obras Hidroviárias Diretas e Delegadas do Dnit e de coordenador-geral da Coordenação-Geral de Portos Marítimos do Dnit.

Caso seja aprovado para assumir o cargo de diretor de Infraestrutura Aquaviária, o indicado terá, entre suas atribuições, a de gerenciar a execução de projetos de construção, operação, manutenção e restauração da infraestrutura aquaviária e exercer o poder normativo relativo à utilização da infraestrutura de transporte aquaviário.

Em sua exposição na sabatina, Silveira afirmou que trabalha há sete anos com o modal aquaviário e destacou sua participação na coordenação das ações do setor no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Adquiri conhecimento das demandas do setor para diminuir os gargalos e estimular um aumento na participação do modal na logística de transporte do país – disse.

Por sua vez, Adailton Cardoso Dias, indicado para exercer o cargo de diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, é graduado em Ciências Econômicas pela União Pioneira da Integração Social (Upis). Ele exerce, desde 2008, a função de coordenador-geral de Planejamento e Programação de Investimentos no Dnit. Se for aprovado vai coordenar, administrar e executar as atividades de planejamento da infraestrutura do Sistema Federal de Viação e promover pesquisas nas áreas de engenharia dos diversos modais de transporte.

Na sabatina, Dias afirmou que os cargos que exercer no Dnit possibilitaram a ele o conhecimento e o amadurecimento para exercer o cargo. O indicado citou as prioridades para este e o próximo ano, como a BR 116 da Bahia, a construção do complexo de viadutos da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, acesso ao Porto de Santarém, BR 155 no Pará, BR 080 em Mato Grosso, entre outras.

Os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Alfredo Nascimento (PR-AM) elogiaram a competência dos indicados e ressaltaram a importância de avançar na obra da BR 319, que liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. Segundo Gurgacz, a obra está parada pela demora no licenciamento ambiental.

Dias explicou que o Dnit busca fazer os estudos que são exigidos pelos órgãos competentes para que seja obtida a licença ambiental. Segundo ele, os estudos já foram iniciados há mais de três anos e a não obtenção da licença atrapalha o orçamento e o planejamento do Dnit. Em relação à elaboração de projetos, Dias disse que o Dnit está preparando um processo de otimização.

- Um processo de otimização, uma aproximação maior com os órgãos ambientais e uma programação mais refinada do que tem que ser feito. Com isso nós esperamos que consigamos ter os projetos em tempo mais reduzido – explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: