Dia da Amazônia Azul pode ajudar a despertar consciência sobre o mar

Da Redação | 30/04/2014, 12h10

A importância econômica e cultural da Amazônia Azul, como é chamado o espaço marítimo do Brasil, foi destacada nesta quarta-feira (30) durante audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Segundo o contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o projeto (PLS 30/2014), do senador Benedito de Lira (PP-AL), que cria o Dia Nacional da Amazônia Azul será importante para despertar nos brasileiros a consciência sobre o mar.

Conforme a proposta, a data será comemorada anualmente no dia 10 de dezembro. A audiência foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do projeto.

Silva Rodrigues observou que pela Amazônia Azul — região marítima de 4,5 milhões de Km² contígua à costa brasileira — circulam 95% do comércio exterior e de lá são extraídos aproximadamente 90% da produção de petróleo brasileira e 70% do gás natural.

— A Amazônia Azul é um patrimônio dos brasileiros. Que no dia 10 de dezembro nós façamos um grande movimento e que todos vistam uma camisa azul ou coloquem uma fita azul ou um lenço azul e digam que essa Amazônia Azul é do Brasil — disse.

O contra-almirante falou ainda sobre os aspectos históricos e culturais do mar e abordou a biodversidade marinha. Ele observou que apesar de o brasileiro ter uma relação próxima com o mar, o que pode ser observado principalmente pela prática de esportes e pela pesca, o espaço tem também um enorme potencial econômico que ainda não é explorado.

— Na Amazônia Azul, temos uma biodiversidade que é maior do que a da Amazônia Verde. Os Estados Unidos, por exemplo, tem hoje cerca de 300 patentes de produtos da biodiversidade dos oceanos e nós não queremos ficar atrás. Queremos progredir nessas pesquisas – apontou Silva Rodrigues.

O presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) concordaram que o Dia da Amazônia Azul será importante para despertar a consciência sobre o mar.

Cyro Miranda prometeu votar o projeto até o dia 15.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: