Comissão sobre Mudanças Climáticas elege presidente, vice e relator

Da Redação | 09/04/2014, 19h23

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu nesta quarta-feira (9) os novos presidente, vice-presidente e relator. O deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ) foi eleito para a presidência da comissão, enquanto o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) ocupará a vice-presidência. O Valdir Raupp (PMDB-RO) será o relator.

A comissão tem a função de acompanhar as ações do governo para combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas globais.

Ao tomar posse na presidência da comissão, o deputado Alfredo Sirkis ressaltou a gravidade da questão climática e destacou o papel do Brasil no processo de proteção ao clima.

- Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é o único que conseguiu reduzir a emissão de gases poluentes. Por outro lado, sabemos que o perfil da emissão de gases no Brasil está mudando. Há alguns anos, 70% das nossas emissões eram por causa de desmatamento e queimadas. Hoje isso representa 30%, os outros 30% vêm da agricultura e o restante da produção de energia. Um dado preocupante é que a partir de 2020 a nossa curva de emissão de gases poluentes poderá voltar a subir, por causa da poluição causada na geração de energia - alertou Sirkis.

O senador Valdir Raupp afirmou que há muito a ser feito para a proteção do meio ambiente no Brasil, especialmente na Região Norte.

- Naquela região houve no passado um desmatamento muito acentuado, o que não acontece mais hoje e espero que daqui para frente não aconteça mais mesmo. Sou favorável ao desmatamento zero. Se depender de mim, vamos produzir um relatório de acordo com os acontecimentos ocorridos no Brasil e o no mundo.

Da tribuna do Plenário do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que presidiu a CMMC no ano passado, disse esperar que o trabalho da comissão continue a ajudar o país a produzir uma legislação mais eficiente na busca de um desenvolvimento sustentável combinado à melhoria na qualidade de vida e à defesa ambiental.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: