CMA analisa projeto que estimula participação de estudantes em conferência sobre clima

Da Redação | 01/04/2014, 09h05

Está na pauta da reunião desta manhã da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), iniciada há pouco, projeto que institui, no Senado, o Programa de Conscientização Ambiental para o Futuro, para promover a participação de estudantes do ensino médio nas reuniões da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima.

Com o projeto, sua autora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), quer proporcionar a jovens brasileiros a oportunidade de participação nessas reuniões, das quais participam representantes de diversos países na busca de acordos para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

Também estão na pauta da comissão dois requerimentos do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) propondo a realização de audiência pública com o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli e com Nelson Cerveró, ex-diretor financeiro da BR Distribuidora, para explicar a compra, pela estatal, da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006.

Gabrielli era presidente da Petrobras à época da compra da refinaria, um negócio pode ter causado um prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão à empresa. Já Cerveró é apontado como responsável por "parecer falho” que teria orientado o negócio, conforme declaração da presidente Dilma Rousseff.

Na última semana, foram aprovados requerimentos de convite ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e à presidente da Petrobras, Graça Foster, para explicar o caso, em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: