Oposição anuncia ter assinaturas para criar CPI da Petrobras

Da Redação | 26/03/2014, 19h55

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acaba de anunciar, no Plenário, que foram alcançadas as 27 assinaturas necessárias para a criação de uma CPI para a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras. O requerimento já conta com as assinaturas de 25 senadores e, segundo ele, as duas restantes estão confirmadas e serão juntadas em seguida.

O senador ressaltou que, caso a Câmara também consiga o número necessário (171 deputados), os trabalhos ocorrerão em conjunto.

Segundo Alvaro Dias, as investigações serão focadas em quatro temas: o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores; e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.

O senador enfatizou que a investigação política é fundamental para complementar eventual investigação por órgãos como o Ministério Público.

- A CPI pode, em regime de urgência, determinar a quebra de sigilos bancário, fiscal ou telefônico, requerer documentos e auditorias. Compartilhando as informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, possibilitando abrangência maior, profundidade e, sobretudo, eficiência na investigação - disse.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: