Jarbas Vasconcelos diz que Polícia Federal está sendo sucateada

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/03/2014, 15h55

O número de indiciamentos feitos pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) caiu 60% entre 2010 e 2013. E esse dado da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), segundo o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), comprova o sucateamento da instituição, que é responsável pela investigação de crimes de corrupção, tráfico de drogas e desvio de dinheiro público.

Outro dado indica que 94% da corporação acredita que a falta de investimentos é uma forma que o governo encontrou para penalizar os servidores do órgão pelo trabalho de combate à corrupção.

Para o senador, o sucateamento do órgão é um dos maiores exemplos de como o Governo Federal dá pouca ou quase nenhuma atenção à questão da segurança pública

Jarbas Vasconcelos lembrou que, em 2013, a Polícia Federal atingiu o recorde histórico de trezentas e uma operações especiais, sendo que 56 delas são específicas de combate à corrupção.

Por isso, o senador acredita que o governo usa a Polícia Federal, por meio do desaparelhamento da entidade e da desvalorização salarial, para inviabilizar investigações que possam comprometer autoridades e aliados políticos.

— Não interessa ao governo do PT esse tipo de polícia: uma polícia de estado, não de governo, visto que são passageiros, que incomodam, na sua cruzada contra crimes de colarinho branco, pessoas como aquelas que hoje estão encarceradas na Papuda, aqui em Brasília, e em outras unidades, que são comprovadamente culpadas de serem mentores e executores do que hoje conhecemos como Mensalão do PT — afirmou Jarbas Vasconcelos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: