Casildo chama atenção para a necessidade da reforma tributária

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/02/2014, 16h10

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a volta às aulas faz a população sofrer com os impostos incidentes nos preços do material escolar.

Segundo o senador, dados do Instituto de Planejamento Tributário, 47% do preço da caneta é de impostos. Agenda, apontador e borracha têm carga tributária de 43%, enquanto no caderno a carga tributária é de 35%.

Casildo Maldaner disse que os materiais escolares são apenas mais um exemplo do quanto é alta a carga tributária no Brasil. Para mudar isso, ele só vê uma saída: uma reforma tributária que simplifique a arrecadação e reduza os impostos sobre a produção e no consumo.

Casildo afirma que é possível, sim, uma reforma que beneficie o cidadão e não diminua a arrecadação do governo.

- Se implantada de forma gradual, uma reforma tributária possibilitará um novo círculo virtuoso. A desoneração permitirá aumento de produção e de consumo, juntamente com a geração de empregos e renda. Com isso, eleva-se também a arrecadação tributária calcada no volume de operações em vez da da elevada carga - explicou o senador

O atual sistema tributário, afirmou Casildo Maldaner, prejudica o crescimento econômico e a competitividade dos produtos brasileiros no mercado mundial.

O parlamentar ressaltou que, nos últimos 20 anos, os impostos passaram a representar 37% do produto interno bruto. Antes, eram 25%. E esse aumento, explicou, as empresas foram forçadas a repassar à população que, por sua vez, consome menos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: