Senado fará sessão especial para lembrar Diretas Já

Da Redação | 06/02/2014, 15h45

O Senado fará uma sessão especial, ainda neste mês de fevereiro, para lembrar os 30 anos do comício inaugural da campanha Diretas Já. O requerimento, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi aprovado em Plenário no início da tarde desta quinta-feira (6), mas ainda não há definição sobre a data.

No pedido, Alvaro Dias lembra que o comício considerado o primeiro grande evento da campanha Diretas Já ocorreu no dia 12 de janeiro de 1984, em Curitiba (PR). Naquele ano, com o país ainda sob regime militar, uma série de manifestações populares pedia eleições diretas para o país escolher seu presidente.

Os comícios contavam com a participação de atletas, artistas, comunicadores e políticos opositores ao regime militar – entre eles, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de vários protestos, a eleição terminou ocorrendo de forma indireta, com a vitória de Tancredo Neves (1910-1985).

Maçonaria

O Senado também aprovou a realização de uma sessão em homenagem à Ordem Demolay, no próximo dia 17 de março. O requerimento para a sessão especial é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). A Ordem Demolay é uma sociedade mantida pela Maçonaria, voltada para jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 21 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: