Impactos da mineração no Maranhão e Pará serão discutidos na CDH

Da Redação | 20/11/2013, 20h20

O tema da mineração e seus impactos volta a ser discutido na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (21). Durante a audiência pública, será apresentado o relatório realizado pela organização Plataforma Dhesca, que enviou representantes em missão de vistoria e investigação aos estados do Maranhão e Pará para produzir documento sobre violações de direitos humanos sobre o Corredor de Carajás, complexo de extração e siderurgia da empresa Vale S.A.

Na audiência “Violações de Direitos decorrentes do processo de extração, beneficiamento e escoamento de minério de ferro no Pará e Maranhão”, além de Cristiane Faustino, integrante da Plataforma Dhesca, haverá a participação de representantes da Procuradoria da República, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da sociedade civil do Maranhão.

No relatório produzido pela Plataforma Dhesca são apontadas várias violações aos direitos humanos das populações locais sobre o empreendimento do projeto Ferro Carajás. O documento enumera problemas de saúde naquela população, causados pela mineradora, violência contra comunidades resistentes à implantação dos empreendimentos, espionagem e racismo são apenas algumas das consequências das ações da empresa.

Com informações da Assessoria da CDH

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: