Inaugurada exposição do Projeto Jovem Senador

Da Redação | 19/11/2013, 22h30

O Senado inaugurou nesta terça-feira (19) a exposição Jovem Senador 2013.  A mostra traz as redações dos 27 vencedores do Concurso de Redação do Senado, que nesta semana exercem um mandato simulado de senador, representando seus estados.  O tema do concurso foi "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação".

Na abertura, o presidente da Comissão Projeto Jovem Senador, senador Paulo Davim (PV-RN) lembrou que projeto de lei originado no programa e relatado por ele foi aprovado e tramita na Casa.  O senador disse que espera relatar projetos sugeridos pelos jovens em 2013 e incentivou a busca de afinidades e a união para alcançar objetivos.

- Capacidade de trabalho, inteligência e sobretudo sonhos – resumiu o senador, referindo-se ao que é necessário para construir uma nova realidade para o país.

O presidente da Mesa Jovem, Ivanlis Costa (BA), disse que a juventude precisa conhecer melhor a política e mencionou a forte amizade entre os jovens senadores, apesar do pouco tempo de convivência. Representando os pais dos jovens senadores, a mãe da estudante Ana Luiza Laet, Edileuza Silva, declarou que esses jovens são motivo de orgulho para os pais e desejou que continuem  alunos brilhantes.

Também participaram da solenidade de abertura a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, o diretor-geral, Helder Rebouças, e o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Davi Emerich.

Exposição

Neste ano, a exposição integra  as redações ao perfil dos jovens, com textos e imagens que apresentam um pouco da personalidade desses vencedores: nome, familiares, profissão que pretendem seguir, atividades que praticam e uma frase de que gostam ou que os representa.

As artes com as dissertações estão expostas como frutos de uma árvore, símbolo do programa, e a ambientação inclui um grafite na parede, rementendo ao espírito jovem e questionador das novas gerações.

Idealizada pela arquiteta Rafaella França e pela publicitária Mayra Ueda, ambas da Coordenação de Relações Públicas, a árvore busca materializar o conceito da capacidade de desenvolvimento transformador da educação e do conhecimento. Além disso, o concurso procura contribuir para formar cidadãos desde a base, atingindo-os de maneira que influenciem outros colegas na participação cidadã, como a árvore que ramifica, cresce e espalha suas sementes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: