Para Alvaro Dias, governo usou leilão do pré-sal para fazer superávit primário
Da Redação | 22/10/2013, 17h25
Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acusou a presidente Dilma Rousseff de usar o leilão do Campo de Libra, realizado na última segunda-feira (21), para conseguir dinheiro e fechar as contas do governo. A importância do leilão para o governo, disse o senador, é muito mais fiscal do que de expansão da produção nacional de petróleo.
- A contabilidade criativa utilizada em outros exercícios já não é mais suficiente, e o governo dilapida um patrimônio público extraordinário com o objetivo de buscar recursos para atender a demanda do superávit primário – afirmou em referência aos R$ 15 bilhões que serão arrecadados a título de bônus de assinatura.
Para o senador, Dilma precisa pedir desculpas ao povo brasileiro pelo leilão e pela incoerência, já que, no passado, teria classificado como crime contra o Brasil a hipótese de privatizar a Petrobras ou o pré-sal. A atitude seria oposta ao discurso feito em cadeia nacional, no qual a presidente falou sobre o êxito do leilão e sobre os benefícios ao país.
- Ontem houve um crime no Rio de Janeiro. É preciso que se escreva com todas as letras e se dê o verdadeiro nome ao evento ocorrido – acusou o senador.
Alvaro Dias também estendeu as críticas ao fato de não ter havido concorrência, já que apenas um consórcio fez um lance no leilão. Para ele, o governo está “abusando da generosidade e subestimando a inteligência do povo brasileiro” ao proclamar o sucesso de um leilão que, na verdade, nunca existiu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: