Senado aprova projeto que homenageia Samuel Benchimol, estudioso da Amazônia
Da Redação | 17/10/2013, 17h20
O Plenário aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 22/09, segundo o qual o novo prédio da administração da faculdade de Direito, no campus da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, passe a denominar-se Prédio da Administração da Faculdade de Direito Professor Samuel Benchimol. A proposta, apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) durante o mandato de deputada federal, segue agora para a sanção presidencial.
Estudioso da Amazônia, Benchimol (1923-2002) escreveu mais de 100 trabalhos sobre o tema e foi docente catedrático da Faculdade de Direito, que lhe concedeu o título de professor emérito da Universidade Federal do Amazonas. Nos seus trabalhos, o professor tratava de aspectos que contribuíram para a valorização do desenvolvimento sustentável da Amazônia, bem como para a compreensão de outros aspectos sociais da região.
Como reconhecimento de sua obra, o governo brasileiro instituiu, em 2004, o Prêmio Samuel Benchimol, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com outras instituições, para prestigiar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Para a autora do projeto, a nova denominação sugerida à referida edificação da Universidade Federal do Amazonas representa mais uma homenagem a esse ilustre escritor, acadêmico, pesquisador, líder comunitário e empresário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: