Paulo Bauer: Governo não cumpriu promessas para a prevenção de enchentes em Santa Catarina

Da Redação | 25/09/2013, 17h00

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) lamentou nesta quarta-feira (25) os efeitos das fortes chuvas do último fim de semana em Santa Catarina, que atingiram 72 cidades e fizeram 22 mil desabrigados, frisando que nada do que o governo federal prometeu em 2011 para combate a enchentes em seu estado foi feito. Ele teme que as obras fiquem "no discurso" com a saída iminente do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

- O governo da promessa faltou com Santa Catarina, e as águas, outra vez, prejudicam nosso estado e nossa economia - afirmou.

Bauer citou os planos da Agência Japonesa de Cooperação Internacional para construção e ampliação de barragens em Santa Catarina, com recursos de R$ 600 milhões prometidos em 2011 como parte do PAC da Defesa Civil. O parlamentar catarinense lembrou que Fernando Bezerra, demissionário com a saída do PSB da base de apoio ao governo, não possa ser cobrado por sua promessa, e cobrou da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, aval à promessa de Bezerra.

O senador explicou que as enchentes são recorrentes em Santa Catarina, mas o serviço de meteorologia previu as chuvas do último fim de semana com "razoável antecedência", o que permitiu ao poder público retirar a população das áreas de risco. Porém, Bauer lamentou o prejuízo causado pelas enchentes à atividade econômica e às instituições de ensino.

- Os acontecimentos deixaram claro que Santa Catarina está mais preparada para reagir emergencialmente às catástrofes naturais, mas ainda está muito longe de efetivamente preveni-las - disse.

Paulo Bauer ainda citou a explosão em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul (SC), de causas ainda desconhecidas, e pediu à população tranquilidade e confiança na Defesa Civil.

Em aparte, Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) lembrou que Mato Grosso do Sul também sofre com enchentes e concordou que Santa Catarina precisa da solidariedade do governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: