Lídice registra promoção na Bahia da semana de combate ao tráfico de pessoas
Da Redação | 16/09/2013, 17h15
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (16), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou a realização da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, evento patrocinado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia.
As atividades iniciam-se nesta segunda-feira, estendendo-se até o próximo domingo (22). No dia 23 de setembro é celebrado o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Haverá exibição gratuita de filmes sobre o assunto e outras atividades de caráter preventivo e de conscientização. No domingo, em Salvador, será realizada uma caminhada, com concentração na região do Cristo, com trajeto previsto até o Farol da Barra, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema.
Com base em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a senadora disse que a cada ano o tráfico humano atinge cerca 2,5 milhões de vítimas e movimenta US$ 32 bilhões. A exploração sexual responde por 79% dos casos, enquanto o trabalho forçado representa 18% do total dos registros.
- A Bahia continua integrando a rota nacional e internacional do tráfico de pessoas – lamentou.
Lídice aproveitou para pedir a atenção dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para o projeto de lei do Senado (PLS) 479/2012, que trata da prevenção e da punição do tráfico de pessoas. A matéria está em análise na CCJ e poderia, segundo Lídice, fazer parte da pauta prioritária proposta por Renan.
Voos internacionais
A senadora também comemorou o anúncio, feito na semana passada, de que a empresa espanhola Air Europa vai ter novos voos internacionais com destino à Bahia. Lídice, que classificou o anúncio como uma “extraordinária vitória”, disse que autoridades do estado lutaram muito por isso, nos últimos cinco anos.
De acordo com a senadora, esses novos voos vão propiciar uma ligação do nordeste com Uruguai, Chile e Argentina, já que os voos procedentes de Madrid, na Espanha, terão escala em Salvador. Os voos serão implantados gradativamente até abril do ano que vem, quando o estado deverá ter 34 voos internacionais por semana. A expectativa é de um crescimento no turismo na Bahia, que hoje recebe 558 mil estrangeiros por ano.
- O aeroporto de Salvador vai ocupar uma posição ainda mais importante, participando da ligação da Europa com a América do Sul – comemorou a senadora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: