Alvaro Dias critica BNDES por conceder "empréstimos privilegiados"

Da Redação | 28/08/2013, 16h55

Pronunciando-se pela liderança do PSDB, nesta quarta-feira (28), o senador Alvaro Dias (PR) condenou a concessão de empréstimos privilegiados por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele comentou a participação do presidente da instituição, Luciano Coutinho, em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na última terça-feira (27) e ressaltou as críticas da oposição a operações de crédito que - segundo avaliou - beneficiaram grandes grupos econômicos e países estrangeiros em condições pouco transparentes.


- Estamos, com esses empréstimos de risco, colocando em perigo a estabilidade financeira da instituição -- alertou o senador, citando a concessão de crédito aos grupos EBX e JBS como exemplos de "desvio de finalidade" do BNDES.


Alvaro Dias também mencionou os empréstimos do BNDES para realização de obras em países como Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, Cuba e Angola. Ele sublinhou que alguns empréstimos internacionais são classificados como secretos e lembrou que Luciano Coutinho justificou o procedimento alegando que a legislação daqueles países assim o exige. Para Alvaro, o Brasil não poderia ter aceitado tais contratos que violam o princípio da transparência.


- É incrível que o governo brasileiro proceda dessa forma, respeitando a legislação daqueles países e ignorando a nossa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: