Para Alvaro Dias, diplomata brasileiro não deve ser punido pela fuga de senador boliviano

Patrícia Oliveira | 26/08/2013, 19h20

Em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (26), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou a atitude do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, de providenciar a fuga do senador boliviano Róger Pinto Molina, que passou 452 dias asilado na embaixada brasileira em La Paz.

- Eu creio que nós devemos ser solidários a Eduardo Saboia, que agiu de forma humanitária, mas acima de tudo agiu diplomaticamente tentando salvaguardar a integridade do senador - disse.

Para Alvaro Dias, abertura de inquérito ou punição ao embaixador do Brasil na Bolívia seria uma injustiça, porque Saboia agiu com "correção e habilidade", uma vez que o resgate foi para salvar a vida do senador, que estava sob responsabilidade do governo brasileiro.

- Em precárias condições, num cubículo, sem tomar sol, depressivo, com cálculo renal, sem receber visitas, nem de familiares. Enfim, isolado, sendo tratado muito mais como preso político do que como asilado - afirmou.

Para Alvaro Dias, o governo brasileiro estava "afrouxando" diante do governo da Bolívia, fazendo concessões. A situação teria deixado Eduardo Saboia "desconfortável", na opinião do senador, porque o Itamaraty não estaria agindo com o rigor necessário para conseguir o salvo conduto de Molina.

Em relação às denúncias de corrupção que pesam contra o senador boliviano em seu país, Alvaro Dias disse que não cabia a ele responder. Ele enfatizou que a Bolívia desrespeitou tratado assinado garantindo os direitos humanos dos asilados.

O parlamentar tucano informou ainda que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado acompanhará de perto todas as iniciativas do governo que possam envolver o diplomata Eduardo Saboia.

- Nós achamos que cabe ao governo brasileiro proteger, preservar e defender o seu funcionário e não acusá-lo ou incriminá-lo. Não há nenhuma razão para punição, no nosso entendimento - reiterou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: