Lídice saúda instalação de Comissão da Verdade na Bahia

Da Redação | 21/08/2013, 23h10

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento nesta quarta-feira (21), registrou a instalação da Comissão Estadual da Verdade em seu estado, destinada a investigar as mortes e desaparecimentos ocorridos durante o regime militar iniciado em 1964. Ela destacou a importância da investigação da verdade histórica para a consolidação da democracia, e disse esperar que a juventude possa conhecer a História e opinar sobre o comportamento dos que "deram suas vidas e sua juventude à luta de nosso povo".

- Dos 426 brasileiros mortos ou desaparecidos, 32 são baianos e, dentre esses, 11 são jovens que tombaram na guerrilha do Araguaia. Portanto, a instalação dessa comissão na Bahia é importante para revelar a verdade desses anos para o Brasil - disse a senadora.

Lídice da Mata disse esperar que a comissão dedique atenção especial à morte do educador baiano Anísio Teixeira, que teve seus direitos políticos cassados pela ditadura. Em março de 1971, Anísio Teixeira desapareceu, sendo encontrado morto num fosso de elevador três dias depois. A perícia afirmou que a morte foi acidental, porém, a família acredita que Anísio foi vítima da repressão.

Patrimônio histórico

Lídice da Mata registrou que a Bahia receberá R$ 202,9 milhões para restauração de imóveis em áreas tombadas. As intervenções - 40 no estado, sendo 23 em Salvador - fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento de Cidades Históricas. Ela listou uma série de obras previstas em prédios e logradouros históricos na Bahia e sublinhou a importância dessas ações para o desenvolvimento do turismo em seu estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: