Baixa confiança em instituições é risco para democracia, diz Mozarildo sobre pesquisa

Da Redação | 02/08/2013, 12h35

Ao expor os resultados de uma recente pesquisa de opinião pública realizada pelo Ibope sobre o nível de credibilidade das instituições brasileiras, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a democracia está em risco. A opinião dele se baseia principalmente no mau desempenho dos partidos políticos e dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, que gozam de pouca confiança da população.

– A situação é preocupante. Se não reagirmos agora, estaremos piores na próxima pesquisa. É possível melhorar a imagem das instituições – afirmou em discurso no Plenário nesta sexta-feira (2).

Segundo o senador, quando a população não acredita nos partidos nem nos parlamentares, o processo democrático fica fragilizado e se cria um ambiente propício para o surgimento de um regime de exceção.

– Já vimos isso na história. Aparece amanhã um salvador da pátria que pode estabelecer um regime de exceção com o apoio popular. Cada um deve cumprir com seu dever num mutirão necessário para melhorar a imagem dos partidos e do Congresso Nacional – disse.

Mozarildo defendeu uma reforma eleitoral e o fortalecimento da independência entre os poderes, o que pode ser feito, segundo ele, com a adoção das emendas orçamentárias impositivas como forma de impedir que parlamentares fiquem dependentes da vontade do Executivo.

Conforme a pesquisa realizada pelo Ibope, o Corpo de Bombeiros é a instituição na qual os brasileiros mais confiam, seguido por igrejas e pelas Forças Armadas. Nos últimos lugares, estão Congresso Nacional, na 17ª colocação; e os partidos políticos, em 18ª. O Judiciário aparece em 10º lugar e o governo federal, em 12º. O Ibope ouviu 2.002 pessoas, em 140 municípios brasileiros, de 11 a 15 de julho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: