Pedro Simon afirma que exemplo de papa Francisco já é mensagem importante para o mundo

Da Redação | 16/07/2013, 15h55

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho, foi saudada em Plenário nesta terça-feira (16) pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). O parlamentar afirmou que este acontecimento, que reunirá no Brasil milhares de jovens do mundo inteiro, deve trazer uma mensagem especial de paz e amor ao país e ao mundo, que passam por um momento novo na história.

Simon ressaltou que o papa eleito em março deste ano, que faz sua primeira viagem internacional no cargo, tem revelado ser uma personalidade que busca uma nova realidade para o mundo, com mais paz, amor e solidariedade. Para o senador, Francisco “surpreende a cada momento”, de uma maneira positiva.

O senador citou, por exemplo, as escolhas feitas por ele para sua rotina de pontífice no Vaticano: recusou o trono dourado tradicional para se instalar em um mais simples, de madeira; retirou os tapetes vermelhos que rodeavam o trono; dispensou os amplos aposentos papais e vive num quarto de 45 m², mobiliado apenas com uma cruz, uma cama e a cabeceira. Até mesmo a frota de carros de modelos modernos a que teria direito, foi recusada e, em Roma, o papa circula em um Ford Focus, avaliado, segundo o parlamentar, em R$ 42 mil.

Para a vinda ao Brasil, onde entre os dias 22 e 28, descreveu Simon, o papa fez questão de voar em um avião de carreira, tendo aceitado como único luxo ocupar um assento na primeira classe. Mesmo assim, não aceitou que ¼ do espaço fosse reservado a ele. Tanto no No Rio de Janeiro quanto em Aparecida (SP), onde também passará, seu quarto será ao lado dos demais cardeais presentes na cidade, “do mesmo tamanho e de mesma singeleza”.

- Este é o homem que veio trazer uma mensagem para o Brasil e que eu, com toda sinceridade, acho que sua presença já é uma mensagem. Esta reunião é muito mais profunda do que apenas uma reunião religiosa. Nós todos teremos uma semana realmente importante e mensagem realmente positiva. Esses jovens do mundo inteiro haverão de dar um exemplo de confraternização, beleza, amor e paz, que vai influenciar o mundo e o Brasil. Eu creio, o povo brasileiro merece – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: