Vanessa destaca audiências públicas sobre mobilidade urbana e transporte coletivo

Da Redação | 19/06/2013, 15h25

Primeira a discursar em Plenário nesta quarta-feira (19), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou sua participação em duas audiências públicas no Senado na parte da manhã. A primeira, realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), debateu o tema mobilidade urbana, informou a parlamentar.

A segunda audiência, segundo Vanessa Grazziotin, foi promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para debater o PLC 310/2009, que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup). O relator da matéria na CAE é o próprio presidente do colegiado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

- Trata, portanto, do transporte coletivo. É um projeto muito importante que foi aprovado há quase dois anos na Câmara dos Deputados. Em decorrência dos fatos que vêm ocorrendo nas cidades brasileiras – e não só nas grandes cidades, mas nas médias e pequenas cidades, onde a juventude, o povo organiza manifestações. É um projeto que assume não só uma relevância maior, mas uma urgência para que possa ser apreciado e votado – afirmou a senadora.

Vanessa explicou que a proposta garante incentivos, por parte da União, para empresas do setor na compra de insumos e no consumo de energia. O projeto também obriga os municípios a terem um Conselho Municipal do Transporte Coletivo e garante “transparência no custo e no valor da passagem do transporte coletivo”, por meio de planilha de composição de preços.

- De fato, a qualidade do transporte coletivo no Brasil hoje é péssima e o valor é acima daquilo que deveria ser. Não há dúvida nenhuma. Acredito que nós do Parlamento brasileiro precisamos fazer nossa parte e contribuir para encontrar a solução. Não vejo que esse projeto seja a única forma de diminuir o valor das passagens. Transporte coletivo é parte da cesta básica do trabalhador e como tal tem que ser utilizado, tem que ser tratado para que todos possam ter acesso ao serviço com preço justo e com qualidade – avaliou Vanessa Grazziotin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: