Randolfe Rodrigues ressalta importância das manifestações e critica adiamento da PEC 37

Da Redação | 19/06/2013, 21h25

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou, nesta quarta-feira (19), que as manifestações que estão ocorrendo por todo o país marcam um momento histórico do Brasil, acrescentando que os jovens que as promovem representam uma geração que busca colocar seus anseios na pauta legislativa.

Randolfe também criticou a Câmara dos Deputados por ter adiado a votação da (PEC) 37/2011, que retira poderes de investigação do Ministério Público e afirmou que a medida irá aumentar a corrupção no país. O senador ressaltou que neste momento o Congresso Nacional e o governo federal precisam realizar ações concretas para a população e não promover um retrocesso, como fez a Câmara.

- Depois não perguntem por que o povo quer invadir o Congresso Nacional. Espero que se tenha de nossa parte, aqui no Parlamento, ações concretas. Não adianta fazer pronunciamento apenas de solidariedade, como se não tivéssemos nada a ver com o que está acontecendo. Não basta isso! – protestou.

Entre as medidas que precisam ser tomadas, Randolfe destacou a rejeição de propostas que limitem o poder de investigação por parte de instituições - referindo-se à PEC 37 -, a redução de tarifas e a ampliação de mecanismos de transparência sobre a atuação de parlamentares e políticos em geral.

- Tem que ter gestos. Tem que votar reforma política de verdade ampliando a participação popular, resolvendo, por exemplo, o problema do financiamento de campanha. Tem que, além disso, ampliar os investimentos na saúde pública e garantir 10% do PIB para educação – disse.

Randolfe ainda lamentou a ação violenta de alguns grupos isolados nas manifestações e afirmou que esta minoria não representa a juventude que está indo às ruas.

- O movimento tem que neutralizar estas minorias que não o representam e, por outro lado, o Estado tem que estar preparado, as polícias tem que estar preparadas para se relacionar com essa nova realidade – ponderou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: