Lídice comemora criação de novas universidades federais

Da Redação | 05/06/2013, 19h40

Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pela sanção das leis que criam as universidades do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (Ufesba) e do Cariri (UFCA), no Ceará. Para Lídice, o momento é de "júbilo e comemoração" para a juventude dos estados beneficiados. A Bahia passou a ter seis instituições federais de ensino superior.

– A aprovação destas duas novas universidades vai ajudar a tirar a Bahia da condição de segunda pior relação entre a demanda e a oferta de ensino superior público no Brasil. Há tempos nosso povo reivindicava novas unidades que pudessem atender suas necessidades de formação profissional – afirmou.

A senadora salientou que a Universidade do Sul da Bahia também beneficiará parte do Espírito Santo, e lembrou que a instituição promoverá um novo modelo pedagógico no qual os alunos ingressarão em programas de bacharelado interdisciplinar com duração de três anos: findo esse período, poderão escolher uma carreira profissional.

Lídice também citou a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Ela destacou o compromisso de seu partido com a sustentabilidade, e lembrou que o Complexo Eólico Alto Sertão 1, no sudoeste da Bahia, consolida seu estado como um dos maiores fornecedores de energia renovável do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: