Suplicy comemora aprovação de projeto que proíbe pedreira em Piedade (SP)
Da Redação | 04/06/2013, 20h55
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou, nesta terça-feira (4), a aprovação, pela Câmara Municipal de Piedade (SP), de projeto de lei que muda o zoneamento do município e proíbe instalação de pedreira na zona rural da cidade.
A proposta, de autoria da prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho, classifica a região das bacias dos Rios Pirapora e Sarapuí, que inclui a área onde a MSX Minerais pretendia instalar a pedreira para extração de granito, como Zona de Conservação de Mananciais.
Suplicy explicou que, com a mudança, só poderão ser realizadas na região atividades agropastoris, de baixo impacto, mediante a preservação dos recursos hídricos e corpos d’água. Ainda devem ser adotadas, no local, medidas de combate à erosão, ao assoreamento de mananciais e de controle do uso de agrotóxicos.
- Dessa maneira, pelas regras referentes ao meio ambiente de Piedade, não poderá a pedreira lá se instalar – comemorou.
O senador disse que a extração de granito britados da região traria danos irreparáveis aos produtores locais e prejuízos ao meio ambiente do município. O senador voltou a citar na tribuna texto do abaixo-assinado iniciado pela Associação Ecológica São Francisco de Assis, pedindo a preservação do local.
O documento, que contou com o apoio de 7.500 moradores, revela a preocupação da sociedade civil com o risco que a pedreira traria para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população. Os moradores, segundo o texto, temem a degradação das estradas, a poluição sonora, a poluição do ar, o crescimento da violência, a superlotação do sistema de saúde e também o desemprego. Isso porque algumas centenas de empregos na lavoura seriam substituídos por poucas dezenas de empregos na mineradora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: