Revista 'Em Discussão!' aborda os entraves para adoção no Brasil

iara-farias-borges | 29/05/2013, 12h20

Estão registradas em cadastro para adoção menos de 6 mil crianças, enquanto que existem mais de 40 mil delas em abrigos no Brasil e quase 30 mil casais dispostos a adotar um filho. Esses números foram apresentados pelo editor-chefe da revista Em Discussão!, João Carlos Teixeira, durante o lançamento de sua nova edição, realizada nesta quarta-feira (29), em evento na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Nesta 15ª edição, a revista aborda o tema “Adoção, Mudar um Destino”, contendo as discussões no Senado relacionados à legislação para facilitar a adoção de crianças que vivem em abrigos. Após o lançamento da revista, a CDH deu continuidade às discussões sobre o assunto, com uma audiência pública para debater os entraves legais para a adoção no Brasil.

Em Discussão!, disse João Carlos Teixeira, busca dar relevância aos debates realizados no Senado, nos quais são ouvidos especialistas nos mais diversos temas, convidados a audiências públicas nas comissões da Casa. As audiências, observou, fornecem subsídios para que os senadores decidam sobre matérias de interesse da sociedade.

A revista desempenha o importante papel de informar o cidadão sobre a legislação relativa aos temas de seu interesse, ressaltou a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES). As matérias da revista, destacou, apontam o caminho e os procedimentos a serem adotados pelas pessoas, bem como consolida o conteúdo acumulado em outros debates.

O diretor do Jornal do Senado, Flávio Faria, explicou que a revista foi criada para oferecer à sociedade informações  provenientes das discussões travadas no Senado sobre temas relevantes, que nem sempre são divulgados na mídia privada. Diferente dos debates ocorridos em Plenário, que tendem a receber mais atenção, observou o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Davi Emerich, o “conjunto de ideias apresentadas em audiências públicas costuma ficar um tanto desaparecidas e escondidas nas gavetas”. Para ele, as audiências públicas, em que se dá a discussão técnica que dará subsídio às propostas legislativas, estão entre os mais importantes trabalhos realizados pelo Parlamento.

É feito um "inventário" sobre o público que apresenta mais interesse no objeto de cada edição, explicou Davi Emerich. O objetivo é uma distribuição eficiente, o que impede que a revista fique “encalhada”. Ele ainda observou que Em Discussão! é um periódico de maior alcance, uma vez que os assuntos podem continuar atuais mesmo em alguns anos.

Elogiaram a edição da Em Discussão! os senadores Paulo Paim (PT-RS), Aníbal Diniz (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: