Lídice pede mais empenho contra a mortalidade materna

Da Redação | 28/05/2013, 17h55

Hoje Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. importante para as mulheres que em todo o mundo buscam reconhecimento e políticas públicas específicas para sua saúde.
Ministra Eleonora registrou em nota, em 20 anos, redução em 55,3% da mortalidade materna, conquista da atenção integral à mulher. Para ela, apesar da redução, os números ainda são "inadmissíveis", constituindo-se uma das dez principais causas de morte de mulheres entre 10 e 49 anos.
-- Estudo da ONU aponta de 287 mil mulheres morrem por ano, no mundo, por problemas relacionados à gravidez. São quase 800 casos por dia, sendo que 90% das mortes de mulheres grávidas poderiam ser evitadas com atendimento adequado.
Pediu criação de comitês de mortalidade materna em todos os municípios.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou nesta terça-feira (28) a importância do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorados hoje. Ela salientou em discurso no Plenário o significado da data para as mulheres que buscam políticas públicas específicas para sua saúde, mas classificou como "inadmissíveis" as estatísticas de morte de mulheres:

– Estudo da ONU aponta de 287 mil mulheres morrem por ano, no mundo, por problemas relacionados à gravidez. São quase 800 casos por dia, sendo que 90% das mortes de mulheres grávidas poderiam ser evitadas com atendimento adequado – disse.

Lídice citou nota da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que comemorou a redução em 55,3% da mortalidade materna no Brasil nos últimos 20 anos. Para a senadora, os números mostram o avanço da atenção integral à mulher, mas ainda seriam "tímidos". Ela lembrou que a mortalidade materna representa uma das dez principais causas de morte de mulheres de dez a 49 anos.

Copa do Mundo

Lídice da Mata também falou da visita de parlamentares às obras de preparação para a Copa do Mundo de 2014 na Bahia, incluindo a Arena Fonte Nova, o porto e o aeroporto de Salvador. Segundo ela, os membros das comissões saíram muito bem impressionados com o trabalho efetuado e a qualidade das obras:

-- Eles garantiram que temos na Arena Fonte Nova uma das melhores arenas para a Copa do Mundo no Brasil -- sublinhou.

Os parlamentares são senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 (CMACOPOLIM); e deputados da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: