Renan fará nesta quinta balanço dos 100 primeiros dias na Presidência

Da Redação | 08/05/2013, 22h25

O presidente do Senado, Renan Calheiros, fará nesta quinta-feira (9) um balanço dos 100 primeiros dias à frente da Casa. Em pronunciamento no Plenário, relatará o que considera avanços nas áreas administrativas, de produção legislativa, institucional e na defesa de prerrogativas do Parlamento.

As medidas de modernização administrativa serão destaque no balanço. Renan lembrou à Agência Senado nesta quarta-feira (8) o esforço feito pela Comissão Diretora nesse período para reduzir despesas:

- Em um período de 100 dias, a comissão conseguiu implementar dezenas de medidas no Senado Federal voltadas à modernização administrativa, à eficiência e à redução de custos. Para o biênio 2013/2014 já projetamos uma economia superior a 300 milhões de reais e esse número pode crescer mais. Ainda há muito por fazer e vamos seguir nesse caminho.

Fazem parte da política de redução de despesas o corte de funções gratificadas, a fusão de áreas correlatas e a extinção do Serviço Médico, entre outras. Também foram adotadas medidas para facilitar o acesso da sociedade às informações a respeito da administração do Senado, como a criação da Comissão de Transparência.

- Precisamos aproximar a Casa da sociedade - explica Renan.

No âmbito legislativo, a Casa reforçou as regras para estabelecer que ministros e dirigentes de agências reguladoras prestem contas de suas atividades, e decidiu avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, além de dedicar-se a regulamentar dispositivos constitucionais que ainda dependem de detalhamento.

Em meio de todas essas mudanças, os senadores se dedicaram ainda a votar projetos importantes, como o Estatuto da Juventude, as novas regras para o Fundo de Participação dos Estados e a emenda constitucional que amplia os direitos dos empregados domésticos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: