Figueiró alerta para desindustrialização do Brasil

Da Redação | 07/05/2013, 16h25

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), em pronunciamento nesta terça-feira (7), alertou para a falta de competitividade da indústria brasileira, lamentando que, apesar dos esforços do governo federal para a desoneração de setores da economia, a desindustrialização siga "de vento em popa". Ele assinalou a falta de reformas estruturantes demandadas pelos empresários, dizendo que as medidas de estímulo não impedirão que empresas brasileiras busquem melhores condições em outros países.

O parlamentar mencionou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam declínio do setor industrial no país, enquanto os investimentos brasileiros no Paraguai nunca foram tão elevados. Segundo Figueiró, o país vizinho tem recebido fábricas de autopeças, confecções e calçados, entre outras.

Na avaliação do senador, isso está ocorrendo porque no país vizinho os empresários brasileiros têm custos menores com tributos e energia elétrica - neste último caso 63% mais barata do que no Brasil - e leis trabalhistas flexíveis. Embora reconheça que as leis paraguaias não valorizem devidamente o trabalhador, o senador disse que o Paraguai tem usado essa diferença como vantagem competitiva para aumentar as exportações para o Brasil.

- Isso levará a longo prazo a um enfraquecimento do parque industrial brasileiro e crescem as perspectivas de fazer do Paraguai um país altamente industrializado - afirmou o senador.
Ruben Figueiró ainda manifestou esperança de que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no Mato Grosso do Sul se tornem realidade, estimulando a inserção competitiva do Brasil no comércio internacional e a recuperação econômica da região sul-matogrossense junto à fronteira com o Paraguai. Porém, ele criticou o modelo de implantação de ZPEs no Brasil, que as torna isoladas das cidades que as hospedam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: