Mozarildo pede 'mutirão' em defesa dos médicos e usuários de planos de saúde

Da Redação | 29/04/2013, 18h50

Em pronunciamento nesta segunda-feira (29), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou preocupação com a situação dos médicos, que têm protestado contra o agravamento das condições de atendimento nos planos de saúde. Para o parlamentar, que é médico, é preciso um "verdadeiro mutirão" em defesa da categoria e principalmente do paciente.

- Do jeito que nós estamos, temos um setor de saúde doente sobre todos os aspectos, doente no que tange a tristeza de ver aquelas filas intermináveis nos hospitais, a ver hospitais que atendem as pessoas deitadas nos corredores e o pior, ver o aviltamento da profissão pelo pagamento irrisório através dos planos de saúde - lamentou.

Na avaliação de Mozarildo, o médico e demais profissionais da área de saúde sofrem "deterioração" de suas carreiras diante da busca por lucro que marca a atuação das operadoras de planos. Segundo ele, além do baixo valor pago pela consulta médica, os planos exigem produtividade e impõem regras sobre o procedimento médico.

- Todas essas coisas estarrecem e revoltam a população e, sobretudo, desanimam os mais jovens de serem médicos.

O senador registrou sua solidariedade aos médicos, manifestando a esperança de que o movimento alerte a população quanto ao descumprimento das obrigações dos planos de saúde.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse estar preocupada com a situação de endividamento de entidades filantrópicas que atuam no atendimento hospitalar, em decorrência dos baixos preços dos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: