Luiz Henrique saúda apresentação em Brasília da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Da Redação | 25/04/2013, 16h45

Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) saudou a apresentação em Brasília da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que apresenta no ginásio Nilson Nelson o balé Dom Quixote, em comemoração aos 10 anos do Ministério da Cultura.

- A Escola do Teatro Bolshoi vai demonstrar que o Brasil é um país criativo com potencial fantástico, capaz de produzir eventos culturais tão grandiosos como qualquer país desenvolvido. Se tivermos, como a escola, uma instituição que sistematize o ensino de primeiro nível, vai haver uma erupção fantástica de talentos no país – afirmou.

Sediada em Joinville (SC), a escola recebe crianças pobres das periferias. Luiz Henrique destacou a atuação da goiana Amanda Gomes e de Marcus Vinicius, de Joinville, alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que vieram diretamente de Nova York para a apresentação em Brasília. Eles conquistaram o cobiçado Grand Prix de Dança americano e farão os dois papéis principais do espetáculo.

Amanda Gomes também foi premiada com a medalha de ouro no mais importante concurso de dança da Europa ocidental, e, com apenas 17 anos, já tem desempenho de primeira bailarina, disse Luiz Henrique. Ele acrescentou que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil já formou alunos que hoje estão atuando nas melhores companhias do mundo, como o American Ballet Theatre, e os balés de Viena, Chicago, Miami e Boston, entre outros.

Universalidade

Luiz Henrique disse que o balé Dom Quixote tem a mesma universalidade do livro de Miguel de Cervantes (1547-1616), visto que contempla todas as contradições da vida humana, “o sonho de Quixote e o realismo de Sancho Pança, a alegria e a tristeza, aquele que pensa que vê as coisas que não existem e diz ‘por que não?’, contra aquele que vê as coisas que existem e não pergunta nada”.

Em 2002, lembrou Luiz Henrique, os conselhos de letras da Noruega empreenderam enquete com escritores e leitores de todo o mundo, que elegeram Dom Quixote como a obra literária mais grandiosa de todos os tempos.

- A obra é universal porque exalta a tragédia e a comédia humana, a opoulência e a pobreza humana - disse o senador, que exaltou o espetéculo de dança da Escola Bolshoi no Brasil, nela inspirado.

Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) cumprimentaram Luiz Henrique pelo seu empenho na fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, quando prefeito de Joinville.

Luiz Henrique dirigiu um apelo às empresas para que colaborem com a escola e deduzam do Imposto de Renda as suas contribuições. Ele revelou que, por ocasião da inauguração da escola, o consagrado bailarino russo Vladimir Vasiliev advertiu-lhe que a partir daquele momento ele deveria estar preparado para “para escalar o Everest”.

- E esses treze anos da escola têm sido uma falta de oxigênio, com dificuldades para manter uma escola desse nível - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: