Anibal Diniz cobra conclusão da BR-364, na região amazônica

Da Redação | 23/04/2013, 21h15

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Anibal Diniz (PT-AC) pediu a conclusão da pavimentação da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, e disse que o fim das obras do empreendimento constitui uma saga, devido às condições naturalmente hostis da Amazônia.

Na última sexta-feira (19), o senador percorreu a estrada, cuja construção teve início na década de 1960. O trecho entre Porto Velho e Rio Branco, concluído na década de 90, têm passado permanentemente por reparos, disse o senador. Segundo ele, o trecho que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul é a parte provavelmente mais difícil de ser executada, pois não haveria matéria prima para sua execução.

- Naquele trecho não há brita, não temos como conseguir cimento, a não ser importando de Manaus, de Minas Gerais, de outros pontos do Brasil. A brita utilizada vem da divisa com Rondônia, e tem uma logística extremamente difícil - explicou.

O inverno rigoroso da Amazônia dificulta os trabalhos que exigem grande deslocamento de terra, e também limita a atuação dos operários a um período de apenas cinco ou seis meses, explicou Aníbal Diniz. Ainda assim, informou, ao longo de 14 anos muitos trechos foram concluídos e todas as pontes entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul foram construídas.

Anibal Diniz ressaltou que o governo do Acre tem atuado na conclusão da estrada, inclusive com a decisão de não paralisar as obras durante o inverno. O senador informou que todos os trechos pavimentados e os trechos que não dispõem de pavimentação precisam de reparos permanentes.

O senador disse que o governo do Acre tem tentado sensibilizar o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), visto que a  realidade estado exige a solidariedade plena das autoridades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: