Cristovam: situação econômica é extremamente perigosa

Da Redação | 10/04/2013, 17h50

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou em Plenário, nesta quarta-feira (10), estudo do IBGE que aponta inflação de 8,11% em Fortaleza. Atrás de Belém, a capital cearense é a segunda cidade onde os preços mais subiram no país. Cristovam se disse surpreso e preocupado pois, embora aguardasse uma inflação em torno de 6,5% para o segundo trimestre, considerou que a má noticia chegou antes do previsto.

Para Cristovam "o governo brasileiro está errando na política de incentivar o consumo" com a renúncia ou desoneração de impostos que impactam de maneira negativa a receita de estados e municípios. O senador avalia que o maior desafio é combinar consumo e poupança.

– Quando se poupa pouco, o investimento é pequeno, a produção é pouca e não há crescimento –resumiu.

Cristovam lembrou que os juros sobem como forma de diminuir o consumo e aumentar a poupança. Na avaliação do senador, esse "seria o sacrifício hoje necessário, para amanhã não chorar por causa de inflação com estagnação".

Ele advertiu sobre a redução constante do saldo na balança comercial o que, para ele, levará a uma situação grave no câmbio.

– Quando o câmbio subir para equilibrar exportações com importações, aí a inflação vai subir de novo.

O parlamentar apontou a necessidade de mais investimento no setor de tecnologia porque é preciso aproveitar os novos nichos de mercado. Para ele, o crescimento brasileiro é "baixo e ruim", por ser baseado em bens primários e não a em bens de alta tecnologia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: