Renan recebe visita da diretora-geral da ANP

Tércio Ribas Torres | 12/03/2013, 18h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na tarde desta terça-feira (12) a visita da diretora-geral da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard.

A 11ª rodada de licitações de áreas para exploração de petróleo e gás, prevista para ocorrer nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, foi o principal assunto do encontro. De acordo com Magda Chambriard, serão ofertados 289 blocos, sendo 166 no mar e 123 em terra. A diretora enfatizou que os leilões vão diversificar geograficamente a área de produção de gás e petróleo no Brasil.

– As áreas serão licitadas em 11 estados, sendo que 10 estados são no Norte e no Nordeste – declarou Magda.

As possíveis ações no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os royalties do petróleo não irão prejudicar os leilões, de acordo com a diretora. Ela disse que as licitações preveem contratos futuros, enquanto as ações sobre os royalties tratam de contratos já firmados. Segundo a diretora, os leilões têm potencial para gerar negócios muito lucrativos, além da possibilidade de criação de milhares de empregos.

Magda Chambriard ainda elogiou a Petrobras, apesar de admitir que a empresa tem problemas pontuais “no curto prazo”. Ela disse que o governo terminou de capitalizar a empresa, viabilizando a produção de até 5 bilhões de barris de petróleo de área do pré-sal.

– A Petrobras está em um momento invejado por outras empresas de petróleo e tem um futuro brilhante pela frente – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: