Implementação do Código Florestal deve ser acompanhada, alertam senadores da CMA
Da Redação | 05/03/2013, 16h20
Os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) fizeram um alerta, nesta terça-feira (5), para a necessidade de o Congresso acompanhar a implementação do Código Florestal para que a lei não fique apenas no papel.
O presidente da comissão, Blairo Maggi (PR-MT), afirmou ser importante dirimir todas as dúvidas para que os setores produtivos possam aderir às novas regras, questionadas por algumas ações judiciais. Já o senador Jorge Viana (PT-AC) sugeriu que seja feito um calendário de acompanhamento.
– Se nós não implementarmos esse Código, se o CAR [Cadastro Ambiental Rural] não virar uma realidade imediatamente, se os estados, municípios e a própria União não se envolverem na implementação dessa lei, ela pode correr o risco de virar mais uma lei que não saiu do papel. E isso, esta comissão não pode permitir – disse Viana.
Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), ex-presidente da CMA, a implementação do Código Florestal brasileiro é um grande desafio na agenda ambiental.
O trabalho de Rollemberg para viabilizar a aprovação do projeto que resultou no Código Florestal foi destacado pelos senadores, que também elogiaram sua atuação na presidência da CMA nos últimos dois anos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: