Sérgio Souza destaca resultados positivos do agronegócio

Da Redação | 26/02/2013, 21h50

Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) manifestou expectativas positivas para o agronegócio brasileiro, ressaltando a posição de destaque da agricultura e da pecuária do país no cenário internacional. Segundo o senador, o agronegócio garante os sucessivos superávits na balança comercial em face de um cenário de desindustrialização.

- Não tenho dúvida que mais uma vez a economia nacional foi salva em grande parte pela agricultura e pecuária do Brasil. 18,2% foi o crescimento do setor no ano passado. Mais alvissareira é a notícia de que, neste ano, será colhida a maior safra da história deste país - relatou.

Sérgio Souza disse esperar que o Brasil se consolide como maior produtor de soja do mundo e que, na próxima década, supere os Estados Unidos como maior produtor de alimentos. Segundo ele, a revolução no campo, propiciada em grande parte pela conquista do Cerrado como nova fronteira agrícola, não confirma só uma vocação brasileira para ser "celeiro do mundo", mas consolida também o setor agropecuário na posição de âncora da estabilidade da economia.

Para o senador, a agricultura de baixo carbono será uma "revolução dentro da revolução", indicando um futuro promisso. Ele lamentou, porém, que a infraestrutura precária e a burocracia continuem sendo obstáculos à eficiência do agronegócio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: